FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Segundo os signatários do Manifesto de 1932, a educação nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar "a hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades", recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação.
(Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em: 14 dez. 2015)
A defesa pelo fim da manutenção dos interesses de classe, fez surgir, a partir do Manifesto de 1932, um novo modelo de escola. Acerca da concepção de escola defendida pelos Pioneiros da Educação Nova, julgue as asserções a seguir.
I A vinculação com o meio social e a superação do caráter discriminatório modifica a escola e seus princípios, tornando-a um espaço humano, solidário e de aquisição da cultura.
II O caráter tradicional do ensino e das práticas enciclopédicas garantem as condições de igualdade de acesso à instrução escolar pelos diferentes grupos sociais.
III A escola socializada é o fundamento da sociedade humana, e a base para o restabelecimento, entre os homens, do espírito de disciplina, da solidariedade e da cooperação.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
I e II.
II, somente.
III, somente.
Os contextos social e político das décadas de 1970 e 1980 podem ser considerados como um período propício à participação popular e intenso exercício democrático. São marcas desse período histórico:
I Uma intensa agitação política e social iniciada nos movimentos populares de base.
II A fragmentação da sociedade civil, em decorrência das diferentes ideologias políticas.
III O estabelecimento e a realização de políticas públicas no âmbito das cidades.
IV A criação de associações de pesquisa em Educação, como, por exemplo, a ANPED.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, somente.
III e IV.
I, III e IV.
II e IV.
"Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos famosos 'slogans' do regime militar brasileiro. Na década de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande", a educação, fortemente marcada pelo tecnicismo, impôs às escolas um modelo empresarial baseado na racionalização do tempo, próprio do sistema de produção capitalista. Sobre a educação tecnicista, julgue os itens abaixo:
I Um dos objetivos do tecnicismo era adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, com a finalidade de economizar tempo, esforço e custo da produção.
II A adaptação do ensino à concepção típica da mentalidade tecnocrática ampliou as competências socioafetivas dos jovens, inserindo-os na militância política.
III A educação tecnicista encontrava-se imbuída dos ideais de racionalidade, organização, objetividade e eficiência próprios da concepção de escola como especialista em produzir instrução.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I e III.
III, somente.
I e II.
Se por 210 anos a aliança entre a Coroa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade missionária e pedagógica da Companhia de Jesus, é nos meados do século XVIII que ela se rompe, no momento em que passam a não ser valorizados pela sociedade portuguesa ilustrada, sob a influência dos ideais iluministas. Em relação à organização do ensino no Brasil após a expulsão dos Jesuítas em 1759, julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na Europa, a reforma Pombalina abriu as portas para as ideias iluministas, por meio da reformulação do ensino de filosofia e letras e da inclusão da língua materna, da matemática e ciências da natureza.
( ) As aulas régias, que substituíram a pedagogia catequética e missionária dos jesuítas, atenderam satisfatoriamente as novas necessidades socioculturais e políticas daquele momento.
( ) O ensino regular que ficava a cargo dos Jesuítas foi substituído por outra estrutura inovadora que atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
( ) Mesmo com a expulsão dos jesuítas, as primeiras providências mais efetivas em relação à reforma da educação só foram levadas a efeito a partir de 1772, quando foi implantado o ensino público oficial.
( ) Com a instituição do ensino público oficial, a Coroa nomeou professores, pagos com o “subsídio literário”, e estabeleceu planos de estudo e inspeção das escolas.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No contexto da história da educação brasileira uma importante instituição se destaca: a Companhia de Jesus, que, na figura dos jesuítas, desembarcou no Brasil em 1549, desenvolvendo atividades religiosas e educacionais por mais de duzentos anos. Levando em consideração seus estudos sobre os jesuítas, julgue os itens abaixo:
I A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja católica contra a Reforma protestante.
II No Brasil, os jesuítas dedicaram-se a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo.
III Os jesuítas responsabilizaram-se pela catequese dos índios e pela instrução religiosa/intelectual dos filhos dos colonos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, II e III.
I e II.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.
A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
III, somente.
Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir:
I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.
II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.
III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
I e II.
II, somente.
III, somente.
Os contextos social e político das décadas de 1970 e 1980 podem ser considerados como um período propício à participação popular e intenso exercício democrático. São marcas desse período histórico:
I Uma intensa agitação política e social iniciada nos movimentos populares de base.
II A fragmentação da sociedade civil, em decorrência das diferentes ideologias políticas.
III O estabelecimento e a realização de políticas públicas no âmbito das cidades.
IV A criação de associações de pesquisa em Educação, como, por exemplo, a ANPED.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, somente.
III e IV.
I, III e IV.
II e IV.
"Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos famosos 'slogans' do regime militar brasileiro. Na década de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande", a educação, fortemente marcada pelo tecnicismo, impôs às escolas um modelo empresarial baseado na racionalização do tempo, próprio do sistema de produção capitalista. Sobre a educação tecnicista, julgue os itens abaixo:
I Um dos objetivos do tecnicismo era adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, com a finalidade de economizar tempo, esforço e custo da produção.
II A adaptação do ensino à concepção típica da mentalidade tecnocrática ampliou as competências socioafetivas dos jovens, inserindo-os na militância política.
III A educação tecnicista encontrava-se imbuída dos ideais de racionalidade, organização, objetividade e eficiência próprios da concepção de escola como especialista em produzir instrução.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I e III.
III, somente.
I e II.
Se por 210 anos a aliança entre a Coroa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade missionária e pedagógica da Companhia de Jesus, é nos meados do século XVIII que ela se rompe, no momento em que passam a não ser valorizados pela sociedade portuguesa ilustrada, sob a influência dos ideais iluministas. Em relação à organização do ensino no Brasil após a expulsão dos Jesuítas em 1759, julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na Europa, a reforma Pombalina abriu as portas para as ideias iluministas, por meio da reformulação do ensino de filosofia e letras e da inclusão da língua materna, da matemática e ciências da natureza.
( ) As aulas régias, que substituíram a pedagogia catequética e missionária dos jesuítas, atenderam satisfatoriamente as novas necessidades socioculturais e políticas daquele momento.
( ) O ensino regular que ficava a cargo dos Jesuítas foi substituído por outra estrutura inovadora que atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
( ) Mesmo com a expulsão dos jesuítas, as primeiras providências mais efetivas em relação à reforma da educação só foram levadas a efeito a partir de 1772, quando foi implantado o ensino público oficial.
( ) Com a instituição do ensino público oficial, a Coroa nomeou professores, pagos com o “subsídio literário”, e estabeleceu planos de estudo e inspeção das escolas.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No contexto da história da educação brasileira uma importante instituição se destaca: a Companhia de Jesus, que, na figura dos jesuítas, desembarcou no Brasil em 1549, desenvolvendo atividades religiosas e educacionais por mais de duzentos anos. Levando em consideração seus estudos sobre os jesuítas, julgue os itens abaixo:
I A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja católica contra a Reforma protestante.
II No Brasil, os jesuítas dedicaram-se a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo.
III Os jesuítas responsabilizaram-se pela catequese dos índios e pela instrução religiosa/intelectual dos filhos dos colonos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, II e III.
I e II.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.
A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
III, somente.
Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir:
I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.
II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.
III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV.
I, somente.
III e IV.
I, III e IV.
II e IV.
"Brasil, ame-o ou deixe-o" foi um dos famosos 'slogans' do regime militar brasileiro. Na década de 1970, época em que o Governo Médici divulgava a imagem do "Brasil Grande", a educação, fortemente marcada pelo tecnicismo, impôs às escolas um modelo empresarial baseado na racionalização do tempo, próprio do sistema de produção capitalista. Sobre a educação tecnicista, julgue os itens abaixo:
I Um dos objetivos do tecnicismo era adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, com a finalidade de economizar tempo, esforço e custo da produção.
II A adaptação do ensino à concepção típica da mentalidade tecnocrática ampliou as competências socioafetivas dos jovens, inserindo-os na militância política.
III A educação tecnicista encontrava-se imbuída dos ideais de racionalidade, organização, objetividade e eficiência próprios da concepção de escola como especialista em produzir instrução.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I e III.
III, somente.
I e II.
Se por 210 anos a aliança entre a Coroa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade missionária e pedagógica da Companhia de Jesus, é nos meados do século XVIII que ela se rompe, no momento em que passam a não ser valorizados pela sociedade portuguesa ilustrada, sob a influência dos ideais iluministas. Em relação à organização do ensino no Brasil após a expulsão dos Jesuítas em 1759, julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na Europa, a reforma Pombalina abriu as portas para as ideias iluministas, por meio da reformulação do ensino de filosofia e letras e da inclusão da língua materna, da matemática e ciências da natureza.
( ) As aulas régias, que substituíram a pedagogia catequética e missionária dos jesuítas, atenderam satisfatoriamente as novas necessidades socioculturais e políticas daquele momento.
( ) O ensino regular que ficava a cargo dos Jesuítas foi substituído por outra estrutura inovadora que atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
( ) Mesmo com a expulsão dos jesuítas, as primeiras providências mais efetivas em relação à reforma da educação só foram levadas a efeito a partir de 1772, quando foi implantado o ensino público oficial.
( ) Com a instituição do ensino público oficial, a Coroa nomeou professores, pagos com o “subsídio literário”, e estabeleceu planos de estudo e inspeção das escolas.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No contexto da história da educação brasileira uma importante instituição se destaca: a Companhia de Jesus, que, na figura dos jesuítas, desembarcou no Brasil em 1549, desenvolvendo atividades religiosas e educacionais por mais de duzentos anos. Levando em consideração seus estudos sobre os jesuítas, julgue os itens abaixo:
I A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja católica contra a Reforma protestante.
II No Brasil, os jesuítas dedicaram-se a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo.
III Os jesuítas responsabilizaram-se pela catequese dos índios e pela instrução religiosa/intelectual dos filhos dos colonos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, II e III.
I e II.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.
A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
III, somente.
Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir:
I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.
II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.
III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
II, somente.
II e III.
I e III.
III, somente.
I e II.
Se por 210 anos a aliança entre a Coroa e os jesuítas foi a base de sustentação da atividade missionária e pedagógica da Companhia de Jesus, é nos meados do século XVIII que ela se rompe, no momento em que passam a não ser valorizados pela sociedade portuguesa ilustrada, sob a influência dos ideais iluministas. Em relação à organização do ensino no Brasil após a expulsão dos Jesuítas em 1759, julgue as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na Europa, a reforma Pombalina abriu as portas para as ideias iluministas, por meio da reformulação do ensino de filosofia e letras e da inclusão da língua materna, da matemática e ciências da natureza.
( ) As aulas régias, que substituíram a pedagogia catequética e missionária dos jesuítas, atenderam satisfatoriamente as novas necessidades socioculturais e políticas daquele momento.
( ) O ensino regular que ficava a cargo dos Jesuítas foi substituído por outra estrutura inovadora que atendia igualmente os filhos dos colonos e os índios nas regiões de missões.
( ) Mesmo com a expulsão dos jesuítas, as primeiras providências mais efetivas em relação à reforma da educação só foram levadas a efeito a partir de 1772, quando foi implantado o ensino público oficial.
( ) Com a instituição do ensino público oficial, a Coroa nomeou professores, pagos com o “subsídio literário”, e estabeleceu planos de estudo e inspeção das escolas.
Assinale a sequência CORRETA:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No contexto da história da educação brasileira uma importante instituição se destaca: a Companhia de Jesus, que, na figura dos jesuítas, desembarcou no Brasil em 1549, desenvolvendo atividades religiosas e educacionais por mais de duzentos anos. Levando em consideração seus estudos sobre os jesuítas, julgue os itens abaixo:
I A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja católica contra a Reforma protestante.
II No Brasil, os jesuítas dedicaram-se a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo.
III Os jesuítas responsabilizaram-se pela catequese dos índios e pela instrução religiosa/intelectual dos filhos dos colonos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, II e III.
I e II.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.
A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
III, somente.
Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir:
I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.
II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.
III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
V, F, F, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, F, V, F.
V, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
No contexto da história da educação brasileira uma importante instituição se destaca: a Companhia de Jesus, que, na figura dos jesuítas, desembarcou no Brasil em 1549, desenvolvendo atividades religiosas e educacionais por mais de duzentos anos. Levando em consideração seus estudos sobre os jesuítas, julgue os itens abaixo:
I A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola, em 1534, dentro do movimento de reação da Igreja católica contra a Reforma protestante.
II No Brasil, os jesuítas dedicaram-se a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo.
III Os jesuítas responsabilizaram-se pela catequese dos índios e pela instrução religiosa/intelectual dos filhos dos colonos.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, II e III.
I e II.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.
A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
III, somente.
Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir:
I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.
II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.
III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
II e III.
I e III.
I, II e III.
I e II.
I, somente.
A laicização e a emancipação das formas de pensar a sociedade alcançaram novos processos de racionalização que, por sua vez, produziram profundas mudanças nos saberes que se organizam sob o primado da razão. A esse respeito, Hegel (1170-1831), afirma que a racionalidade é o próprio tecido do real e do pensamento.
A respeito o idealismo hegeliano e suas influências sobre a educação, julgue as asserções a seguir.
I O idealismo afirma do desenvolvimento espiritual por meio da cultura como processo de formação do homem integral.
II A pedagogia neo-humanista decorrente do idealismo alemão substituiu o foco dado ao papel da cultura na formação humana pelas investigações técnico-científicas.
III O idealismo identifica a realidade como um conjunto de relações cuja principal característica é a reciprocidade entre os entes e os processos.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
III, somente.
Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir:
I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.
II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.
III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
III, somente.
Pestalozzi, Froebel e Herbart não só exerceram significativa influência sobre a educação de seu tempo, como, sobremaneira, contribuíram com a fertilização das ideias pedagógicas do século XIX. A respeito desses pensadores, julgue os itens a seguir:
I Pestalozzi defendia a educação popular extensiva a todos e afirmava que o indivíduo é um todo cujas partes (espírito, coração, mão) devem ser cultivadas para o desenvolvimento do conhecer, do querer e do agir.
II A pedagogia de Froebel, profundamente marcada pelo misticismo, culminou no desenvolvimento de uma pedagogia social e ética, cuja finalidade era a formação do caráter moral por meio do esclarecimento da vontade.
III Segundo Herbat, a educação moral (formação da vontade) não se separa da instrução (esclarecimento intelectual), o que supõe uma unidade das atividades mentais do querer e do pensar.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
III, somente.
I e III.
II e III.
II, somente.
I e II.
Leia, com atenção, o texto a seguir.
A natureza e as características da Pedagogia estão estreitamente ligadas, tanto ao que se entende por educação quanto ao que se entende por saber científico ou filosófico. Visto que a educação está sempre conectada às várias formas de vida historicamente determinadas, todas as concepções pedagógicas, ao definir os critérios da formação humana e os objetivos da aprendizagem, refletem, inevitavelmente, as ideias, os valores, os interesses políticos do tempo ao qual se refere. [...] A Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade.
(CESCON, E. A filosofia e a educação. In: CESCON, E.; NODARI, P. C. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 11)
De acordo com Cescon, é CORRETO inferir do texto que:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.
Segundo Sescon (2009, p. 11), “a Pedagogia, portanto, se apresenta como uma tomada de consciência, como a teorização de um determinado projeto educativo, no quadro geral de uma doutrina ou reflexão filosófica, para conduzir os educandos à vida de uma determinada comunidade ou sociedade”. Isto posto, julgue os itens abaixo:
I A pedagogia se ocupa do estudo científico e especulativo da educação, de suas teorias, de seus aspectos filosóficos, científicos e técnicos.
II A natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
III A Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
Está CORRETO o que se afirma em:
a Pedagogia formula a sua teorização no campo da reflexão filosófica, a fim de que os sujeitos amadureçam e se desenvolvam no âmbito sociocultural em que vivem.
a natureza da ciência pedagógica reflete os ideais e os interesses políticos de diferentes grupos, determinando o conceito de educação presente na sociedade.
a Pedagogia é autossuficiente e representa um conjunto de saberes de natureza prática que determinam os procedimentos educativos.
a natureza didático-metodológica da Pedagogia exclui a reflexão filosófica de seu campo de atuação, ocupando-se somente das leis que regulamentam o sistema educacional.
a Pedagogia determina os processos dinâmicos da práxis educativa, representando a abertura da consciência para a educação como ação externa aos sujeitos.